New connections between the hill and the city
Adriana de Castro + Deborah Anjos + Luiza Pereira
A partir de entrevistas concedidas pelos moradores e usuários do Morro da Conceição e do seu entorno, nos certificamos do que a vivência do lugar já nos apontava: apesar do hábito de ocupar as ruas, falta um espaço coletivo seguro e adequado para o lazer e o entretenimento.
O programa a ser atendido surgiu a partir de algumas demandas percebidas, que se complementavam de alguma forma. Áreas de lazer, de estar, um espaço flexível que possibilitasse usos distintos (como festas, reuniões e feiras), além de espaços com viés cultural.
A Ladeira do Valongo nos apareceu como um ponto subutilizado, porém com enorme potencial. O seu complicado acesso foi um quesito decisivo: como renovar a espacialidade daquela rua e recriar usos e fluxos? A apropriação de uma ruína na Rua Camerino, ao lado do Jardim do Valongo, e a inserção de um elevador surgiram como solução para a criação de um novo eixo de deslocamento, vencendo assim o desnível e ligando a rua e o morro.
Para acomodar todas as demandas sugeridas, o programa foi dividido em duas partes. Primeiro um Centro Comunitário, que abriga uma administração para todo o complexo, salas multiuso, auditório, biblioteca, restaurante e uma sala de dança e lutas. O Centro Comunitário se oferece como um espaço propício à formação e ao desenvolvimento de atividades culturais, bem como exposições, festas e eventos. Foi instalado na rua Camerino, se apropriando de dois prédios subutilizados (a ruína já mencionada e um sobrado tombado pelo patrimônio nacional que hoje funciona como estacionamento).
No nível da Ladeira do Valongo foi instalado um Parque Suspenso, que fun- ciona como um extensão de rua já existente. Assim, não houve a divisão de setores ou a instalação de equipamentos que poderiam limitar o seu uso. Deixando livre à comunidade para se apropriar do espaço. Ao oferecer tais equipamentos buscamos afetar positivamente a vida de quem circula pela área, seja com a criação de espaços para convivência, com uma possível revitalização do entorno imediato ou somente com uma melhoria no ir e vir.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.